Missa celebra 85 anos da Santa Casa

Para celebrar os 85 anos da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG), foi realizada, nesta quinta-feira, 4, missa em ação de graça pelo hospital. A celebração, conduzida por vice-presidente da SCMG, dom Levi Bonato, reuniu a direção da unidade, equipe, pacientes e convidados. A mais antiga instituição de Goiânia mostra, em mais de oito décadas, a superação dos desafios no atendimento a população mais carente e o trabalho da igreja católica na filantropia.

O hospital atualmente é gerenciado pela professora e médica Irani Ribeiro de Moura, que assumiu a superintendência geral em 2017. “É um momento de muita alegria e de satisfação comemorarmos os 85 anos da Santa Casa. Estamos agradecendo muito à Deus por estes quatro últimos anos”, afirma Irani Ribeiro. Ela lembra que ao assumir o cargo, o hospital estava fechando as portas. Com as mudanças e parcerias com o poder público, a unidade superou as dificuldades e hoje trabalha com a capacidade instalada totalmente ocupada.

Superintendente falou dos desafios exigidos pelo cargo
(Foto: Weslley Cruz)

“Nós temos muita fé, eu digo que aqui na Santa Casa tem Deus e Nossa Senhora. Já passamos situações que eu como médica achava impossível superar, e nós conseguimos. É a fé, Deus presente, é a igreja fazendo saúde para quem precisa. Isso é muito bonito”, testemunha a diretora, que assumiu novo mandato, com o objetivo de ampliar o atendimento, que segue até 2025.

O trabalho filantrópico do hospital foi lembrando pelo vice-presidente da unidade, dom Levi Bonato. Ele lembrou o papel das pessoas e do poder público nas doações para o funcionamento da Santa Casa e o atendimento às pessoas mais carentes. “Chega aos 85 anos com muita pujança, muito dinamismo, muita garra para continuar por muitos e muitos anos fazendo o bem e ajudando as pessoas”, afirmou.

Hospital ensino

Na celebração, o papel como hospital ensino também foi lembrando. Participaram da cerimônia a reitora da PUC Goiás, profa. Olga Ronchi, a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Maria Gomes, o pró-reitor de Administração, prof. Daniel Rodrigues, professores e estudantes da área da Saúde.

Equipe da PUC participou da celebração (Foto: Weslley Cruz)

Professora Olga lembrou a excelência da equipe médica e dos outros profissionais, que atendem as demandas de Goiás e de estados do Norte e do Nordeste brasileiro, na formação dos futuros médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros estudantes. “É aqui que nossos estudantes da saúde têm a possibilidade de fazer seus estágios e dar o salto de qualidade na formação profissional a partir do estágio supervisionado. É um momento de encontro entre a teoria e a prática e aprofunda a formação dos nossos estudantes. Mas não é só formação no ponto de vista da sua competência técnica, mas também da formação humanística tão necessária nesta área”, afirmou a reitora da PUC Goiás.

A missão junto aos cursos da saúde também foi lembrada pela superintendente geral da Santa Casa, Irani Ribeiro. “É muito boa esta parceria da Santa Casa com a universidade, porque fortalece o ensino, a pesquisa e isso é muito importante para a qualidade da assistência à população”.

Santa Casa

Desde 1936, somente três anos após a inauguração da capital, o hospital, idealizado por Dona Gercina Borges – esposa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira -, cuida da população de Goiás e de outros estados. O complexo hospitalar conta com cerca de 300 leitos, centros cirúrgicos, alas de Unidade de Terapia Intensiva, mais de 800 colaboradores, mais de 200 médicos e 60 residentes, o que faz da Santa Casa o maior hospital da rede Sistema Único de Saúde (SUS) do Centro-Oeste.

Apenas em 2020, a Santa Casa, que é uma instituição filantrópica, realizou cerca de 50 mil internações, mais de 4 mil cirurgias e mais de 300 mil exames laboratoriais. A quase totalidade desta assistência é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custo para o paciente.