PUC Goiás e SME renovam parceria em prol da inclusão

Parceiras em diversas ações, a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação (SME) renovaram na manhã desta quinta-feira, 14, na Sala de Reuniões da Reitoria, o termo de cooperação técnica para dar continuidade às atividades realizadas pelo Programa de Referência em Inclusão (PRIS) da universidade, que é composto pelos projetos de extensão Alfadown e Aprender a Pensar (PAP).

As iniciativas atendem os estudantes da rede municipal com síndrome de Down, superdotação, baixas e altas habilidades, que apresentam dificuldades no desenvolvimento e interação social.

O Alfadown tem a missão de auxiliar crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down no seu processo de alfabetização e letramento, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais.

Já o PAP estimula nos educandos sua autonomia e criatividade, além de auxiliar na construção de valores como empatia, respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e tolerância.

Em função da pandemia da Covid-19, os atendimentos ocorrem no formato remoto e envolvem a atuação de professores, estudantes universitários, voluntários, educandos e seus familiares. As atividades são ministradas na plataforma Teams.

Participaram do ato de renovação do termo técnico, representando a PUC Goiás, a reitora Olga Ronchi; a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da universidade, Márcia de Alencar Santana, a coordenadora de Extensão, profa. Denize Daudt Bandeira e equipe de assessores da extensão. Da SME, estiveram presentes o secretário municipal, Wellington de Bessa, a gerente de educação Maria Rita de Paula e o diretor pedagógico Azésio Barretos Sobrinho (foto).

Alcance da parceria

Durante a reunião, os gestores destacaram a relevância e o potencial do convênio. De acordo com o secretário Wellington de Bessa, a rede municipal de ensino é composta por 108 mil estudantes e alcança, diariamente, 500 mil pessoas.

“Nós temos nos nossos parceiros um grande apoio. Nunca estivemos tão alinhados e próximos da PUC como agora. Sabemos do trabalho que é feito a nível de extensão, de pesquisa e o trabalho do PRIS é uma referência.

Mesmo com todas as dificuldades, a extensão continuou forte, conseguiu alcançar as pessoas e utilizou o conhecimento a serviço de vidas, como é o lema desta universidade”.

Secretário municipal de Educação quer ampliar a parceria com a universidade

Os gestores também citaram outras iniciativas afins realizadas na área da inclusão e manifestaram interesse em estender a parceria para outros projetos, como o Programa de Direitos Humanos da universidade, por exemplo.

Diversos artigos científicos e eventos em prol da inclusão foram realizados como fruto do convênio entre a universidade e o poder público.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.