Memória dos alunos da Unati se tornará livro
O Programa de Gerontologia Social (PGS) lançou, em parceria com o Programa de Educação e Cidadania (PEC) da PUC Goiás, o projeto Memórias e Narrativas, que faz parte da disciplina com mesmo nome da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Estão sendo realizados dois encontros semanais de uma hora em regime remoto, com 21 alunos idosos com mais de 60 anos.
O objetivo do projeto é desenvolver, junto aos alunos da Unati, produções escritas ligadas à história, cultura e memórias individuais e coletivas vivenciadas pelos sujeitos ao longo de suas vidas e também experiências vividas durante a pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com a coordenadora do PEC, Patrícia Loures, o projeto foi criado diante da quantidade de relatos orais dos alunos da Unati, especialmente no contexto da pandemia. “São falados temas como medo, ansiedade, novas aprendizagens, culinária e sabores, cuidados e mudanças de hábitos na organização emergencial em que toda sociedade se mobilizou”.
O projeto irá coletar e transcrever memórias dos envolvidos, tanto no contexto da pandêmico quanto de memórias ligadas a história de vida dos idosos. Os alunos estão participando ativamente do projeto nos momentos remotos. “O contato entre professora e alunos por meio do ambiente virtual tem sido essencial para promover diálogos, orientações e para o trabalho escrito que está sendo realizado”, pontua a coordenadora do PEC.
Segundo a coordenadora do PGS, professora Lisa Valéria Torres, os encontros têm sido regados de emoção. A cada encontro, os alunos são instigados a falar de um tema e a escrever sobre ele. Todos os relatos, depois de editados, serão publicados na forma de um E-Book e também de artigos científicos.
(Texto: Eliani Covem/ Assessoria Proex)