Projeto de Inclusão Digital forma mais de 140 jovens na região Leste

Encerrando o ano de 2019 com sucesso, a Escola de Formação da Juventude (EFJ) da PUC Goiás realizou no dia 13 de dezembro a solenidade de entrega de certificados a 142 educandos dos cursos que integram o Projeto de Inclusão Digital ministrado na unidade, localizada no Jardim Dom Fernando I, região Leste de Goiânia.

Na escola, o projeto é desenvolvido em conjunto com professores e estudantes voluntários dos cursos de computação da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da universidade. São ofertados cursos como os de montagem e manutenção de computadores, IoT (internet das coisas), robótica, eletrônica básica, desenvolvimento de sites, programação básica, informática básica I (digitação, Windows e internet), informática básica II (Word, Excel e Power Point) e informática para famílias.

“É o momento de celebrar e certificar mesmo os jovens que participaram conosco do projeto e concluíram essa jornada”, exclamou a coordenadora da EFJ, professora Stela Mello. Além dos concluintes, a escola contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, que encheram o lugar.

Ligada ao Instituto Dom Fernando (IDF) da universidade, a EFJ possui como referência a realidade e as necessidades das comunidades da região. A escola atende jovens de 14 a 29 anos, oferecendo cursos que ampliam as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Em todos os casos, o jovem que integra o curso profissionalizante também participa das discussões do Projeto de Vida, com debates semanais sobre temas ligados à cidadania e ao desenvolvimento psicossocial. Todas as atividades são feitas com o apoio de voluntários. Os acadêmicos ou não que queiram atuar nos projetos da escola já podem se candidatar ao Programa de Voluntários pelo site pucgoias.edu.br/voluntariado, até o dia 10 de fevereiro. As atividades começam em março de 2020.