Cecom forma 91 novos barbeiros e cabeleireiras na região Noroeste

O Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom) da PUC Goiás formou ontem, 16, novos profissionais da beleza para o mercado de trabalho: foram 91 concluintes na 52ª edição do curso de cabeleireiro e barbeiro do Cecom, instalado no Setor Santos Dumont, divisa com o Jardim Nova Esperança, na região Noroeste de Goiânia. A cerimônia realizada no auditório do centro se tornou uma verdadeira festa, com direito a apresentações musicais e ao desfile dos formandos, que individualmente ou em dupla foram ao palco se apresentar aos professores, patrocinadores, amigos e familiares presentes.

Emocionada durante seu discurso como representante de turma e nos momentos que antecederam suas palavras no palco, Luíza Divina Andrade, 42, comemorou a formatura do início ao fim da celebração, coroando o momento com o certificado recebido no final. “Esse curso foi tudo na minha vida. Sempre gostei de mexer com cabelo, mas agora posso sonhar em ter meu salão, em trabalhar para mim”, explicou.

Do outro lado do salão, o também formando Ailton Rodrigues da Silva, 51, que representou a turma de barbeiros no palco. “Eu cheguei achando que não ia conseguir cortar cabelo e hoje saio daqui falando de boca cheia que tenho uma profissão, que eu sou barbeiro”, exclamou, agradecendo a oportunidade.

Histórias assim se repetiram em todos os espaços do auditório, que estava lotado. Durante a cerimônia, forró e música sertaneja animavam os convidados, que celebravam cada certificado entregue. “A alegria da gente, que é professor, é ver alguém aprendendo”, definiu o reitor Wolmir Amado, que prestigiou o evento. Para a plateia, contou sobre o aniversário da universidade e oficializou a cerimônia como o ato final da programação jubilar.

Coordenador da unidade, o professor Edson Lucas Viana convidou os formandos a participarem da próxima edição da Jornada da Cidadania, em abril, e comemorou o sucesso de mais um curso concluído. “É uma universidade entranhada nas comunidades. A extensão viva mesmo, que faz a diferença”, disse, ao citar a relação com a universidade. O Cecom comemorou 25 anos em 2019.

Fotos: Weslley Cruz