PUC reforça apoio ao movimento estudantil

A PUC Goiás e o Diretório Central das Estudantes (DCE) assinaram nesta quinta-feira, 12, o acordo que estabelece o reajuste anual das parcelas de cursos de graduação e compromissos firmados para benefício da comunidade acadêmica. O documento tem validade de um ano e foi assinado pelo reitor Wolmir Amado, membros da reitoria e estudantes do movimento estudantil. O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Reitoria, na Área 4.

O acordo atende reivindicações tanto na área pedagógica quanto da infraestrutura da instituição, levantadas pelas entidades. Entre as ações permanentes estão o apoio da universidade ao fortalecimento do movimento estudantil, a realização de eventos voltados para inclusão social em parceria com as entidades estudantis, a realização de seleção pública para novos docentes e a qualificação permanente do quadro oficial, ações que já são realizadas pela universidade. Outra decisão importante é o índice de reajuste da mensalidade para 2020 de 4,5% e desconto de 1% para os pagamentos dentro do prazo.

Segundo a professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, este é um momento de união e enfretamento dos problemas coletivamente. “Quem tá na sala de aula percebe primeiro o que precisa ser feito e qual a urgência, então a gente reforça este diálogo e esta ponte para achar soluções conjuntas”, explica ela.

Os acordos com os movimentos já são históricos e garantem porta aberta para o diálogo. Coordenador geral do DCE da PUC, Gleison Sousa Carvalho, falou da importância o reconhecimento da universidade para os estudantes. “Nós enxergamos a democracia dentro da universidade, apresentamos diversas demandas e dificuldades nas áreas e a PUC se dispõe a trabalhar para ter melhorias”.

Além dos representantes da coordenação do DCE, da pró-reitora de Extensão e do reitor, também participaram da assinatura o pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa e o coordenador de Assuntos Estudantis (CAE), Valterci Vieira.

Fotos: Weslley Cruz