Instituto Dom Fernando fecha 2019 com êxito

O Instituto Dom Fernando (IDF) cumpre papel de relevância no projeto social da PUC Goiás. Com foco nos temas ligados à infância e juventude, ao promover a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Goiânia, atualmente conta com a Escola de Circo Dom Fernando, Centro Comunitário de Meninas e Meninos (Cecom), Centro de Estudos e Pesquisa Aldeia Juvenil (Cepaj) e a Escola de Formação da Juventude (EFJ). Para fazer um balanço do ano de 2019, gestores dos programas, funcionários docentes e administrativos, estagiários e arte-educadores estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 10, na EFJ, para realização do 7º Seminário Interno do Instituto.

Coordenadora do IDF, a profa. Beth Bicalho explicou que a reunião é um momento para partilhar experiências, além de colocar no debate as conquistas alcançadas em 2019, assim como os desafios a serem superados no próximo ano. Ela agradeceu o empenho das equipes e, também, ressaltou a relevância do trabalho extensionista da universidade como um todo que, além de ter um olhar atento para a infância e juventude, oferece programas ambientais e projetos sociais voltados para mulheres, pessoas com deficiência, idosos e camadas sociais mais vulneráveis.

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, prestigiou o evento e proferiu palavras de acolhida às equipes envolvidas no trabalho. Ela reforçou a identidade comunitária e filantrópica da instituição que, atualmente, conta com 70% de estudantes bolsistas matriculados nos cursos de graduação. Também ressaltou a importância da união das equipes para manterem-se de pé frente aos obstáculos que aparecem pelo caminho, citando o lema do Fórum Social Mundial, “outro futuro é possível”.

Após as palavras de acolhida, os representantes dos projetos começaram a relatar suas experiências. A equipe da Escola de Circo Dom Fernando, que realiza um trabalho de arte-educação com crianças e adolescentes do Jardim Dom Fernando, usando a metodologia do circo social, apresentou uma retrospectiva de 2019 com os principais eventos realizados, que totalizaram um público estimado de 19.600 pessoas.

A coordenadora da Escola, Janaína Gomes de Souza, afirmou que o projeto fecha o ano com êxito. “Temos buscado superar os desafios, porque o nosso público traz situações que precisam de suporte. A Escola não perde a sua essência e temos contribuído, cotidianamente, na formação humana das nossas crianças e adolescentes. É um lugar que eles ocupam, porque têm direito”, declarou.

Fotos: Wagmar Alves