Internato realiza mais de 32 mil procedimentos na Saúde Pública

Consultas de pré-natal, visitas domiciliares, curativos, triagem para vacinação e palestras em escolas são apenas algumas das atividades realizadas pelos alunos de Enfermagem da PUC Goiás, na disciplina de Internato I, que passam pela experiência de estagiar na Saúde Pública em 18 Centros de Saúde da Família de Goiânia. No total, 32.344 procedimentos foram realizados pelos alunos.

Com a supervisão de professores e dos preceptores enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde que atuam nas 18 unidades distribuídas em cinco distritos sanitários de Goiânia,contemplados pelo programa, os 61 alunos participantes puderam colocar em prática os ensinamentos acadêmicos e ainda tiveram a oportunidade de intervir através de propostas de melhoria no campo de estágio.

Como forma de conclusão desta experiência, os alunos participaram da 3ª Mostra Científica de Enfermagem, com apresentação de banners expositivos no hall da Área 1, que contou com a presença de gestores, preceptores, professores e acadêmicos.

O evento vem para encerrar o estágio. Após observar a realidade e identificar um problema, o estagiário propõe uma forma de solucioná-lo e, na maioria das vezes, essa tentativa é finalizada com êxito. Dessa forma, a mostra é o momento para os alunos apresentarem seu relato de experiência.

Segundo a coordenadora do evento, a professora Karla Prado Souza Cruvinel, o Internato é extremamente benéfico: “o aluno vem com o conhecimento teórico e científico, mas é a primeira oportunidade que eles têm de desenvolver na prática e com autonomia. É uma imersão na prática profissional”.

Os alunos passaram pela oportunidade de vivenciar as demandas da profissão no dia-a-dia por 75 dias nas unidades no período de agosto a novembro, distribuídos nos períodos matutino e vespertino.

Segundo o aluno Bruno Espíndula Ramos, 22, a experiência foi positiva e proporcionou além da prática profissional, o aprendizado com a forma de lidar com a comunidade. “Aprender a ter tato com as pessoas é importante, porque você não lida só com o processo de doenças, mas também com a bagagem emocional. Foi incomparável e único você aprende a ser enfermeiro nesse internato”, conclui.

A Mostra, segundo a coordenadora, foi pensada para trazer a devolutiva para a sociedade: “nós precisamos mostrar esse trabalho para a comunidade, para as pessoas terem ciência do que os alunos fazem no campo de estágio”, explica.

Além da apresentação dos 22 trabalhos, os alunos também vão ter os resumos de suas pesquisas publicados pela Revista Científica Da Escola Estadual De Saúde Pública De Goiás Cândido Santiago (Resep) que tem circulação nacional e internacional, consolidando a produção dos acadêmicos.

(Por Izabella Moura, estudante do curso de Jornalismo e estagiária da Dicom)

Fotos: Wagmar Alves