Convênio facilita estágio na Defensoria Pública Federal

A exemplo do que já acontece com outros órgãos públicos, a PUC Goiás firmou convênio de Cooperação Técnica e Operacional  para abertura de vagas de estágio obrigatório para estudantes do curso de Direito na Defensoria Pública Federal. Serão beneficiados os alunos com disciplinas ligadas ao Núcleo de Práticas Jurídicas e, a partir de uma triagem, eles poderão trabalhar no órgão, que é oferece orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, perante o Poder Judiciário da União.

O acordo foi firmado nesta quarta-feira, 27, com a presença do reitor da universidade, professor Wolmir Amado, da pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, da diretora da Escola de Direito e Relações Internacionais, professora Maria Nivia Rocha e a coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, Ana Flávia Mori que receberam a defensora pública chefe, Fernanda Theodor Benfica, na sala de reuniões da Reitoria, na Área 4.

A partir do próximo semestre, os alunos já começarão a atuar na Defensoria. Em dezembro começa a ser realizado o plano de trabalho, que será coordenado pela Caeme e pelo Núcleo de Práticas Jurídicas. Todos os estudantes serão orientados por professores no estágio obrigatório e poderão trabalhar no atendimento, na produção de petições iniciais e em outras áreas.

O órgão já recebe hoje outros estagiários e a defensora lembra do êxito da contribuição destes estudantes. “Estagiários que se destacam e que nos surpreendem com suas inovações e sua proatividade”, explica Fernanda. A contrapartida, segundo a defensora, é a possibilidade de crescimento como jurista e também como ser humano. “O direito vai além do papel e estes estagiários vão possibilitar que a defensoria chegue a mais pessoas”.

Segundo Ana Flávia Mori, está é mais uma conquista da PUC Goiás que abre campo de estágio em um órgão de grande relevância para o Direito. As atividades práticas no Núcleo de Práticas Jurídicas poderão ser realizadas, a partir de 2020, na Defensoria Pública da União. Com validade de um ano, mas renovável, o convênio deve abrir oportunidade para outros cursos, como Psicologia e Serviço Social.

Fotos: Ana Paula Abrão