Ação da Unati estimula protagonismo e cidadania

Um momento formativo para os alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati) aprenderem com os próprios colegas. Para estimular a autonomia e a troca de conhecimentos e experiências entre idosos, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realizou uma nova ação do projeto Ser velho é um máximo, com palestra do terapeuta holístico e aluno do Programa, José Domingos Moura, que abordou o tema Protagonismo sênior: equilíbrio e bem-estar, na manhã desta terça-feira, 26, na Escola de Formação de Professores e Humanidades.

De acordo com a coordenadora do PGS, profa. Lisa Valéria Tôrres, um dos conceitos principais da iniciativa é ressignificar o conceito de velhice por meio da socialização dos papéis e funções que pessoas com 60 anos ou mais ocupam depois de aposentados, ou da partilha de habilidades e competências que não se configuram na categoria de trabalho delas, mas que são conhecidas pelos amigos e familiares.

Trata-se de uma ação pedagógica para incentivar a autonomia e o protagonismo sênior. Além de partilhar seus conhecimentos com colegas, as palestras, que terão continuidade em 2020, contam com a participação de professores, voluntários e da comunidade acadêmica em geral. Atualmente a Unati conta com 189 alunos matriculados, em disciplinas que abordam temas diversos.

A palestra do sr. José foi prestigiada pelos seus próprios colegas da Unati, que aprovaram a iniciativa. Dona Maria Célia, 75 anos, há 15 anos frequenta as aulas da Universidade e marcou presença no evento para poder aprender algo novo. Para ela, a ação também é uma oportunidade para conhecer mais sobre os colegas e suas habilidades que, muitas vezes, passam despercebidas no cotidiano.

(Com apuração da estagiária Izabella Moura, estudante do curso de Jornalismo)