Encontro de Didática e Prática de Ensino reúne profissionais da Educação na PUC

Quem nunca ouviu a frase, “professor é a profissão que faz todas as profissões”? E em reconhecimento à importância da categoria, o Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (Ceped) idealizou o Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (Edipe) intencionando o debate entre os profissionais de educação básica, professores universitários e alunos da graduação e pós-graduação.

Dentro desse contexto, a abertura do VIII Edipe ocorreu na manhã desta quarta-feira,20, no auditório da Área 6, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. O Encontro iniciou em 2003, ocorre de dois em dois anos e pela quarta vez, a PUC acolhe o evento que neste ano aborda o tema A Didática frente aos dilemas da Educação: compromissos políticos e pedagógicos.

Segundo a coordenadora geral do evento, profa. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, o VIII Edipe se propõe a discutir a didática frente aos dilemas da educação: “como sempre, de forma ousada e propositiva, buscaremos ao longo de todo evento problematizar e discutir esses compromissos políticos e pedagógicos e a escola brasileira” explica.

O prof. Antônio Joaquim Severino, palestrante da conferência de abertura, falou sobre o valor do debate entre os graduados e graduandos para repercussão do desenvolvimento da educação. “Nós precisamos dar essa parada para representar o momento de balanço, de contraponto, então é por isso que se convida um palestrante de fora, porque nós estamos fazendo uma checagem geral dos nossos posicionamentos, das nossas concepções e posturas”, diz.

Com programação nos períodos matutino e vespertino, o evento se estende até a sexta-feira, 22, com mesa-redonda, apresentação de grupos de trabalho, pôster científico e lançamento de livros.

(Por Izabella Moura, estagiária da Dicom e acadêmica do curso de Jornalismo da PUC Goiás)