Avaliação Interdisciplinar é aplicada na universidade

(Texto redigido em parceria com a estagiária Izabella Moura)

Chegou o dia do exame que pauta o calendário acadêmico de todos os cursos de graduação da PUC Goiás. Em sua 16ª edição, a Avaliação Interdisciplinar (AI) é aplicada a todos os estudantes nesta quinta-feira, 7, nos turnos matutino, vespertino e noturno, em todas as áreas da instituição. Segundo a coordenadora de apoio pedagógico da universidade, profa. Luciana Machado, nesta edição 418 tipos de provas são aplicados na PUC Goiás, dado que confirma a consolidação do exame e o esforço do corpo docente para garantir o êxito da Avaliação, assim como a qualificação dos alunos.

A prova também tem o propósito de analisar o aprendizado do semestre e revisar o conteúdo ensinado durante todo o curso. “É um pouco difícil por abordar todo o conteúdo, a gente acaba esquecendo, mas não por falta de aprendizado, eu realmente vi tudo que caiu na prova, ela é bem coerente com as aulas”, avalia o aluno Pedro Cavalcante, 21, do 6° período de Engenharia Civil.

Diante da quantidade das questões e a dimensão interdisciplinar da prova, é importante que os alunos se preparem para a AI e façam a revisão das matérias, de forma que o estudante ingresse no mundo do trabalho com uma aprendizagem ampla. Gabriel Almeida, 21, aluno do 8° período de Biomedicina, reconhece a importância dessa revisão, “é bacana ter esse entendimento total do nosso curso, esse conhecimento, e entender que o que a gente aprende no início não temos que esquecer e o que aprendemos agora, no semestre, não é só o que importa” ressalta.

O formato da avaliação também foi pensado para preparar os estudantes para eventuais concursos públicos e para os que vão fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que ocorre no fim deste mês, no dia 24.

No 10° período do curso de Engenharia de Alimentos, o estudante Daniel Martins, 23, vem se preparando para o exame e identificou semelhanças entre as avaliações. “Eu já procurei saber como são as provas do Enade e as questões são bem parecidas, acho que vai me ajudar bastante, é uma preparação já que a prova é no mesmo padrão”, comenta.

O gabarito da AI será disponibilizado nesta sexta-feira,8, pelo corpo docente do cursos. A nota obtida nessa Avaliação vale um ponto somado à média geral da N2.

Mais informações podem ser obtidas na coordenação do seu respectivo curso de graduação.

Fotos: Wagmar Alves

Fotos: Weslley Cruz