Universidades, poder público e população discutem revitalização da Praça Universitária

A PUC Goiás participou, na tarde desta segunda-feira, 4, da audiência pública para discutir a revitalização da Praça Universitária. Além da PUC, representantes da Universidade Federal de Goiás, da Prefeitura de Goiânia, de moradores e dos estudantes integraram as discussões. Encabeçada pelos vereadores Anselmo Pereira (PSDB) e Lucas Kitão (PSL), a iniciativa foi chamada “S.O.S. Praça Universitária” e lotou o Salão Marieta Teles, ponto que já foi de destaque para atividades de cultura e lazer no espaço.

Fundada em 1969, a praça completou cinco décadas este ano e deve contar com pelo menos R$ 1,2 milhão para sua revitalização. Um pré-projeto foi apresentado pela Prefeitura da cidade para a população durante a audiência, mas sugestões e problematizações foram levantadas para que o trabalho seja refeito – agora ouvindo as demandas da comunidade. “Esta praça é um dos maiores museus a céu aberto da região Centro-Oeste. Já recebeu diversas atividades estudantis, grandes congressos, protestos que mudara os rumos da cidade e do país”, lembrou Anselmo Pereira.

Representando a PUC, a vice-reitora Olga Ronchi se disse emocionada ao constatar os “olhares de esperança” da plateia presente e lembrou a todos que a praça é um espaço de cultura e de acolhida, pensado não só para os jovens, mas também de forma mais ampla e inclusiva, trazendo oportunidades de mobilidade e socialização para idosos, crianças e pessoas com deficiência. “Que a praça seja esse lugar de encontros de culturas e de gerações”, desejou.

Durante a audiência, tanto os vereadores quanto a população discutiram também a questão da segurança no espaço e em seu entorno. Representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar estiveram presentes e prometeram pensar em soluções integradas para garantir maior segurança a partir da revitalização.