Semana Jurídica debate papel do jurista na defesa do estado democrático
Com tema atual e presença de autoridades nacionais, a Semana Jurídica de 2019, aberta nesta segunda-feira, 28, na PUC Goiás, segue com programação até dia 1º de novembro para discutir O Papel do Jurista na Defesa do Estado Democrático de Direito. Organizada pelo Centro Acadêmico Clóvis Bevilácqua, do curso de Direito da PUC Goiás, a programação recebe personalidades como Delaíde Miranda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho, e Manuela D´Ávila, jornalista e escritora.
O evento discute temas relacionados aos direitos sociais conquistados nos últimos 30 anos, a partir Constituição Federal de 1988. A abertura foi realizada pelo presidente da União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão, no Teatro PUC. No dia 29, às 19 horas, o advogado Aldo Arantes, a ministra Delaíde Miranda e a advogada Edwiges Corrêa discutem o Estado Democrático de Direito à Luz da Constituição Federal de 1988. No dia 30, os desafios da advocacia no mercado contemporâneo serão debatidos pelos advogados Aldair Ghizoni e Pedro Miranda. Às 19 horas, a Mulher na Advocacia Criminal é o tema de debate com as advogadas Denize Ortiz e Izadora Wercelens.
Dia 31, o tema será Defensoria Pública e Políticas Públicas, com a defensora pública Gabriela Hamdan e os defensores públicos Allan Joos e Rafael Mourthé. Na sequência, será realizada uma feira de troca de livros jurídicos. No último dia de programação, a primeira discussão será sobre o uso medicinal do Canabidional, os desafios legais. Será às 9 horas com o policial rodoviário federal Fabrício Costa, o procurador municipal Paulo Guimarães, o especialista em farmacologia Fábio Júnior e o psiquiatra Luís Gonzalo Barreto. No encerramento, às 19 horas, a socióloga e advogada Fernanda Borges e a jornalista e ex-deputada federal Manuela D´Ávila debatem Fake News: Ameaça a Democracia Brasileira.
A maior parte da programação será realizada no Câmpus V. O encerramento será no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, no Setor Universitário. Para participar, é preciso doar um quilo de alimento não perecível.