Serviço Social discute papel da supervisão de estágio
A profa. dra. Alzira Maria Baptista Lewgoy, do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra nesta terça-feira, 29, palestra Dormi estagiária(o), acordei supervisora (o) – Uma discussão sobre formação profissional, estágio e supervisão em Serviço Social. O evento é aberto ao público, no Auditório da Área 1. Ela irá falar da importância da supervisão de estágio para o Serviço Social, que também é o tema da sua pesquisa internacional observando a realidade ibero-americana, da qual o curso da PUC Goiás participa representando o Estado de Goiás e Região Centro-Oeste.
Segundo a pesquisadora Alzira Lewgoy, a investigação é um desdobramento da sua tese de doutorado, com ampliação e adensamento sobre o tema e apropriação das reflexões sobre o processo de formação profissional na Europa (Portugal e Espanha) e na América Latina (Brasil), países que vêm sofrendo rebatimentos na educação superior, tendo em vista a conjuntura sócio-histórica e política da formação em Serviço Social e as tensões presentes na relação entre formação e mercado de trabalho.
O objetivo da pesquisa é “investigar sobre os fundamentos e mediações postos à formação e ao exercício em serviço social no debate acerca dos processos de supervisão de estágio, na particularidade ibero-americana, tendo em vista a afinidade histórica, cultural e linguística e a ampliação do estudo desta temática”.