Nona edição da coleção Goiânia em Prosa e Verso é lançada

Com aniversários que se cruzam há seis décadas, PUC Goiás e Goiânia uniram esforços para o lançamento de mais uma coleção Goiânia em Prosa e Verso durante a programação de aniversário dos 60 anos da universidade e dos 86 anos da cidade. O lançamento dos 227 livros ocorreu na noite de ontem, 22, em estrutura montada na Estação Cultura, na Praça do Trabalhador. Articulada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com o apoio da Editora da PUC Goiás e da Editora Kelps, a coleção reúne obras de ficção e não ficção.

“Goiânia pode se sentir honrada. Não há lugar que tenha essa quantia de lançamentos [em uma só noite] e que tanto valorize escritores. Parceiro nesta iniciativa há muitos anos, eu me sinto muito honrado em colocar o nome da nossa instituição nestas publicações”, frisou o reitor Wolmir Amado durante a noite de lançamento com escritores. “Cada cidadão goianiense que receber a notícia dessa noite, desses lançamentos, vai se realizar enquanto ser humano, enquanto pessoa. O que seria da humanidade sem escritores?”, refletiu o prefeito, Iris Rezende.

Na cerimônia, o secretário de Cultura Kleber Adorno parabenizou os autores e reforçou a importância da cultura para o bem da comunidade, com a difusão de obras literárias complementando o trabalho já feito de ampliação de obras de urbanização. “Brincam que Goiânia está uma cidade cheia de obras e ela está mesmo. Está cheia de obras que irão melhorar a qualidade de vida da população e cheia de obras literárias, de música, de arte”, disse. O secretário também agradeceu o apoio da universidade, sobretudo para a distribuição dos livros. “Uma das dificuldades que um escritor tem é a de distribuição de suas criações. O que a PUC faz é esse trabalho, de difundir essas obras entre universidades de todo o país, então esse apoio é muito valioso”.

Entre os livros lançados para o público de centenas de presentes, estava o de um grupo de estudantes. Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Goiás apresentavam orgulhosamente o livro Semiótica e tradução: vários olhares, organizado pela professora Custódia Annunziata. “Essa publicação é retrato justamente do incentivo à pesquisa em um país que passa pelo processo de desvalorização da ciência, então é uma experiencia ímpar”, frisou o mestrando Cristiano Gomes da Silva, que assina um dos capítulos.

Ao lado do grupo, o também mestrando em Letras Léo Prudêncio lançou a reedição de seu primeiro livro, Baladas para violão de cinco cordas. “Acredito que um evento assim seja também uma forma de reafirmar que em Goiânia existem pessoas que produzem cultura e gestores preocupados em fomentar literatura”, explicou. Próximo dali, o jornalista, escritor, mestre em Serviço Social e doutorando em Ciências da Religião Antônio Lopes lançou Uma época em frases, compilado de frases suas publicadas em jornais e revistas da cidade, representando a capital de Goiás na década atual. “São frases que representam uma época e a minha própria vivência enquanto jornalista. É uma seleção inédita com frases que perpassam temas como a filosofia, a política a fé e a falta dela”, comentou. Esta é a nona edição da coleção Goiânia em Prosa e Verso.