Movimento estudantil é homenageado no Jubileu de Diamante

Como parte das comemorações do Jubileu de Diamante da PUC Goiás, a universidade homenageou nesta terça-feira, 22,  o movimento estudantil organizado, através dos representantes de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Estadual dos Estudantes (UEE), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC Goiás, além dos Centros Acadêmicos e associações atléticas da universidade. A cerimônia foi realizada no Plenário da Reitoria, Área 4.

“É um reconhecimento que a universidade faz da parceria historicamente firmada com o movimento estudantil”, explicou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar. “Mesmo tento estratégias diferentes, nós, universidade e estudantes, temos o mesmo objetivo: o que queremos é uma universidade cada vez melhor, mais plural, livre e democrática”, destacou. “A universidade não é seus prédios, é sua gente, quem a faz”, reforça o reitor Wolmir Amado.

Diretora da UNE, Thais Falone comemorou o reconhecimento dado pela universidade, uma vez que essa aproximação com as instituições de ensino é vista como uma ação de fortalecimento da entidade, considerada uma das principais no país. “Reconhecer a UNE é reconhecer a democracia no Brasil, uma vez que ela é, desde seu início, o megafone dos estudantes deste país”. Representando a entidade mais tradicional do estado, a vice-presidente da UEE, Larissa Rivelli, definiu como uma honra vivenciar tal momento na programação de comemoração de 60 anos da primeira universidade fundada no Centro-Oeste.

“É muito gratificante receber esse reconhecimento porque o DCE é essa ponte entre os estudantes e a universidade. E a PUC. O movimento estudantil é um trabalho conjunto, plural, e é uma das bases da universidade brasileira”, disse o coordenadora da entidade, Gleison Sousa, em seu discurso, representando o grupo de mais de 80 estudantes. Todos foram reconhecidos com diplomas de honra ao mérito.

Fotos: Ana Paula Abrão