Ligas de Enfermagem reforçam importância da extensão

 

Cerca de 150 estudantes participaram nesta quarta-feira, 9, da segunda Jornada das Ligas de Enfermagem da PUC Goiás, no Auditório da Área 4, com exposição do trabalho realizado pelas 12 ligas acadêmicas e mesa-redonda sobre a enfermagem e o controle de infecção. O objetivo foi fortalecer e apresentar o trabalho das ligas e discutir novidades da área de atuação dos enfermeiros, de acordo com a diretora de Ligas Acadêmicas e Eventos do Centro Acadêmico de Enfermagem, Andressa Morais de Lima.

Para falar sobre o tema, o egresso Higor Siqueira, que falou sobre o trabalho nesta área, que hoje motiva sua pesquisa de mestrado em Atenção à Saúde, também na PUC Goiás. Atuando na assistência em um hospital privado de Goiânia, ele afirmou que o controle de infecção está no coração de todo hospital e começa pelos cuidados dos enfermeiros. A fala dele foi acompanhada pela diretora de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas, Cejane Pissiomoto.

Para Andressa, o evento é uma oportunidade de reforçar as ligas como “extensão do conhecimento”. “Algumas abordam assuntos que não estão na grade curricular e temos oportunidade de agregar conhecimento, de pesquisar, de fazer trabalho científico e fazer a extensão para a comunidade”, explicou ela. É esta a experiência que a acadêmica Joyce Cavalcante vai levar da Liga do Riso, onde está desde o 3º período. Hoje no 8º, ela é a presidente do grupo e conta como a experiência atuando em dois hospitais de referência ensinou sobre os cuidados com os pacientes.

Fotos: Weslley Cruz