Alunos do Alfadown recebem identidade especial

O Projeto Alfadown do Programa de Inclusão Social da PUC Goiás participou nesta sexta-feira, 4, da entrega das carteiras de identidade civil para pessoas com deficiência. A ação integrou a Campanha Setembro Verde, que trabalhou a inclusão a partir do trabalho do Instituto de Identificação do Estado de Goiás com a identificação das pessoas com vulnerabilidade.

A entrega foi realizada pela primeira-dama Gracinha Caiado, durante solenidade, no Palácio das Esmeraldas. A coordenadora do Pris, Juliana Hannum, destacou a importância desse tipo de política pública. Para a professora, essas ações são fundamentais para a garantia de direitos e cidadania.

Para a professora Luciana Novais, coordenadora do projeto, a identidade com a especificação da deficiência, além de um direito, é um facilitador. Ela lembra que o documento, além de evitar situações de constrangimentos, colabora para a obtenção de alguns benefícios, que exigem laudo médico atualizado.

“Participar da entrega da carteira de identidade para os nossos educandos é sem duvida um momento de fortalecimento da inclusão, de promover autonomia e também de buscar cada vez mais, a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, ver o sorriso e alegria no rosto dos nossos educandos, festejando esse momento, foi emocionante”, explicou a professora Renata Barreto.