De forma lúdica, crianças e adolescentes discutem direitos e deveres

No picadeiro, não tem só diversão. A Escola de Circo Dom Fernando realizou nesta quinta-feira, 5, a quinta edição do Seminário Lúdico sobre Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes voltado para os 110 educandos do projeto de extensão da PUC Goiás. Fora do picadeiro, eles discutiram a temática voltada para a realidade, desde as obrigações em família e na escola e aos direitos como cidadãos, em especial os que estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sempre voltado protagonismo dos alunos, a Escola prioriza a participação do grupo desde a organização de oficinas e dinâmicas lúdicas sobre os direitos e os deveres até as apresentações feitas por colegas e também convidados. Entre os momentos artísticos, se destacou a participação da aluna Maria Eduarda Dias Fernandes 10, que fez leitura interpretada do livro Bom dia todas as cores, em que conta a história de um camaleão que mudava de cor para agradar os amigos. “Ele faz uma reflexão sobre amizade e autoestima. É bem legal poder falar sobre isso”, explico a menina, que há três anos faz parte do projeto.

Os alunos também participaram de uma dinâmica organizada pelas psicólogas convidadas, Karina Mendonça e Kamila Moura, egressas da PUC Goiás, em que tiveram que refletir sobre o dia a dia e como lidam com suas tarefas cotidianas. “A ideia foi falar sobre responsabilidade, que acaba um pouco esquecida por eles”, explicou Karina, que trabalha com jovens infratores.

Segundo a coordenadora da Escola, Janaína Gomes Souza, o objetivo da ação é valorizar as conversas sobre o tema  refletir sobre como ele impactar na realidade dos meninos e das meninas da escola. “Eles são multiplicadores sociais e sabem que vão levar estes conteúdos para a escola, a família e a comunidade. Saem daqui empoderados para fazer mudanças”.

Fotos: Weslley Cruz