Curso de Extensão forma sobre processo digital

Texto: Jennifer Neves, estagiária de Jornalismo

A PUC Goiás começou nesta quarta-feira, 28, nova turma do curso de extensão em Formação em Processo Digital Projudi (TJ-GO). A formação termina nesta quinta-feira e tem como intuito inserir a comunidade jurídica dentro da plataforma digital Processo Judicial Digital (Projudi). Para participar do curso basta ter interesse ou necessidade de manuseio da plataforma.

Para um dos professores ministrantes Jacobson Sant’Ana, o curso não é necessário somente para os alunos de Direito, mas para toda a comunidade jurídica, pelo fato de  a plataforma ter sido implantada em todo o sistema judiciário nos estados. “Juízes, promotores e desembargadores que estão na ativa, já fizeram esse curso quando houve a implantação do Processo Judicial Digital em Goiás. O Tribunal de Justiça deu a capacitação para todos. Para atuar no judiciário goiano é preciso conhecer a ferramenta do Projudi e saber manuseá-la”, conta.

De acordo com Paulo Valente, outro professor ministrante do curso, a inserção do Projudi nos estados é de extrema importância “porque com o processo eletrônico, acaba com a burocracia e com o papel. Não precisa mais deslocar até o fórum, nem de fazer carga de processo”, diz. Além disso, ele afirma que quando o processo está na web, todos são autores, simultaneamente.

Já segundo Amarildo Pereira, procurador do município e aluno do curso, é preciso andar com tempo. “Nós escolhemos a PUC porque vamos ter o certificado, ser mais especializado e aprender técnicas novas. “A vida da gente é um eterno aprendizado e nada melhor do que a PUC para fazer isso”, afirma. Ele ainda diz que é muito importante ter esse tipo de ferramenta pelo fato de que “na faculdade nós aprendemos a técnica de como operar o direito. Mas, aqui nós estamos aprendendo a técnica de como avançar na aplicação do direito”, acrescenta.