Dia do Historiador é comemorado com conferência sobre pesquisa em acervos

Em comemoração ao Dia do Historiador, 19 de agosto, a Escola de Professores e Humanidades (EFPH) realizou na noite de hoje conferência com a historiadora e professora dra. Carolina Soares Sousa, que compartilhou com estudantes e pesquisadores da graduação e do mestrado em História um pouco da sua experiência durante seu estágio pós-doutoral no acervo Paulo Duarte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no ano passado.

“Aqui sempre unimos graduação e pós-graduação nessa comemoração”, aponta o coordenador do curso de História, professor Ivan Vieira Neto. “Dessa vez, podemos nos aprofundar um pouco mais na pesquisa de acervos, uma área do curso de graduação que não é tão vista”, explica. Além da conferência, o evento contou ainda com declarações dos professores lembrando a importância da profissão para a concretização de sociedades fortes e livres. “É preciso ressaltar sempre a função social do historiador, de lembrar a sociedade sobre o que geralmente não se pensa, de advertir sobre discursos e condutas a partir das análises que podem ser feitas entre o tempo presente e o passado”, exclama.

Na conferência, realizada no auditório da EFPH, a historiadora lembrou o trabalho que realizou na Unicamp, com a leitura de um momento histórico a partir dos arquivos deixados por por um político da época. “Foi uma novidade até mesmo para mim, por ser uma área que temos pouco contato. O trabalho com arquivos para os historiadores é fundamental, mas nem sempre temos acesso a aquivos assim, dessa magnitude e tão bem conservados e catalogados”, afirma Camila, que já foi professora convidada na PUC Goiás, em 2016. “É um espaço promissor de pesquisa e difusão do conhecimento. Foi uma experiência muito boa”, define.

Com a apresentação, pesquisadores e estudantes puderam tirar dúvidas sobre a atividade e conversar um pouco mais sobre as diferentes faces da carreira de historiador, tão decisiva em todo o mundo.

Fotos: Weslley Cruz