Liga trabalha educação ambiental em escola

Um dos importantes campos de atuação dos alunos da graduação são as ligas acadêmicas. A Liga Acadêmica de Zoologia (Lazoo) conta com 23 membros, acadêmicos de Biologia e de Medicina Veterinária da PUC Goiás. Com três pilares de trabalho, ensino, pesquisa e extensão, a Liga realizou no primeiro semestre projeto de educação ambiental na Escola Municipal Cachoeira, em Aragoiânia (GO). A próxima escola ainda será escolhida.

A escola oferece Ensino Fundamental I e parte dos alunos é da zona rural da cidade. Durante o semestre, foram realizadas três intervenções na escola. “Tínhamos como objetivo apresentar a importância ecológica de diversos grupos animais, difundindo o conhecimento científico e desmistificando as principais lendas e mitos envolvendo a fauna do Cerrado. Também trabalhamos com as crianças a problemática da caça, que é recorrente na região. Para isso, realizamos várias dinâmicas, unindo diversão ao conhecimento”, explica a estudante Jéssica Ribeiro Barros.

Sabendo da importância da leitura nas fases iniciais do desenvolvimento cognitivo, a Liga realizou durante o semestre a arrecadação de livros infantis para doar a escola ao final das atividades. O resultado foi a doação de 64 livros infantis, 105 gibis e inúmeros outros materiais escolares. Também foi elaborado pelos membros da Lazoo o gibi Turminha do Cerrado, desde o roteiro até os desenhos.

“Atividades como esta acrescentam muito durante a nossa formação acadêmica, nos permitem um contato direto o conteúdo e com a divulgação científica”, explica a presidente da Liga, Gabrielly Rodrigues Batista, acadêmica de Ciências Biológicas. O gibi relata o hábitat e nicho ecológico de alguns dos principais animais do bioma da nossa região, o cerrado, e que são classificados como animais em perigo de extinção.

“Além de abordar a importância ecológica desses animais, também há um conflito envolvido na história, a caça. Juntos, os animais conseguem levar a conscientização humana em relação à conservação de nossos recursos naturais, transmitindo como mensagem principal o cuidado com a natureza, pois há um laço de dependência em ambos os lados, o ser humano e o meio ambiente”, conta a acadêmica de Biologia, Amanda Souza de Paula, que também é membro da Liga.