Unati retoma atividades com foco na saúde dos idosos

Com 58 novos alunos, a Universidade Aberta à Terceira Idade iniciou nesta quarta-feira, 14, as atividades do semestre com aula inaugural, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. A médica geriatra Liliane Aparecida Soares ministrou palestra sobre saúde óssea e articular para os mais de 150 alunos matriculados nas atividades do projeto do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás. O objetivo foi abordar um tema recorrente para o público facilitar o acesso à informação de qualidade.

A aula inaugural foi voltada para a mudança do estilo de vida. “Eu aproveito a oportunidade para falar das modificações do corpo para que eles entendam as oportunidades da atividade física, da manutenção das medicações e da alimentação saudável”, explicou a geriatra. A saúde óssea é essencial para manter a autonomia e a independência do idoso, então a prevenção precisa ser trabalhada desde o início da vida adulta. “Eles estão se cuidando mais, o medo do impacto negativo de uma atitude não preventiva tem feito diferença, mas ainda falta muita orientação e essa programação educacional é muito positiva”, afirma Liliane.

A programação também foi o início de muitas atividades que prometem movimentar os próximos meses. Em outubro a instituição sediará a 4ª edição da Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Pessoas acima de 60 anos, que será pela primeira vez no Brasil. Nas outras edições, as discussões foram realizadas na Europa. Nas discussões, os processos de envelhecimentos e os projetos de atenção ao idoso.

Entre as ações também está a continuidade do Projeto Unati nas escolas, iniciado no semestre anterior, que promove uma experiência intergeracional com a realização de atividades das disciplinas nos pátios das escolas. “Será realizada uma ação por mês com o objetivo de explicar concretamente como acontece o envelhecimento bem sucedido e isso só ocorre a partir da convivência do jovem com o idoso”, explica a coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás, professora Lisa Valéria Tôrres.

Entre as novatas está a técnica de enfermagem aposentada, Cristina Guimarães Pinheiro, 63 anos. Com duas filhas e dois netos, ela resolveu voltar a ativa na Unati e fez a matrícula em três disciplinas.“ Quero fazer uma atividade física, mental e social. Ficar em casa sem fazer nada não dá, a vida da gente perde o sentido”. E ainda dá um recado para os colegas com a mesma idade: “enquanto viver tem que buscar qualidade”.

A coordenadora de Extensão da PUC Goiás, professora Denise Dautz, refirmou o papel da universidade com a inclusão de pessoas com mais de 60 anos no espaço da universidade a partir da Unati. E a mudança do projeto a partir deste ano com disciplinas voltadas para a formação em cidadania, antenadas com a necessidade destes idosos que já são o futuro.

Fotos: Weslley Cruz